domingo, 17 de outubro de 2010

QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

O conceito de Educação contem em si a ideia de perfeição, insistindo no contacto e influência humana.
A Educação é intencional e sistemática possuindo uma dimensão integral. É um processo interacional, dinâmico e intemporal, isto é, implica o “outro”, visa o desenvolvimento integral e equilibrado de todas as faculdades do ser Humano, numa perspectiva sistemática e ecológica.
A Educação contribui para que o Homem se torne um membro útil socialmente, seja íntegro, crítico e criativo, e não um mero repetidor das ideias dos outros, procurando a sua auto satisfação nas diferentes vertentes da vida.
Do relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI coordenada por Jacques Delors, estabeleceram-se quatro pilares definidores da estratégia da Educação Humana:




• Aprender a conhecer
• Aprender a fazer
• Aprender a viver juntos/com os outros
• Aprender a ser


APRENDER A CONHECER
Tem como finalidade o prazer de compreender, conhecer e de descobrir exercitando a atenção, a memória e o pensamento. Este é um processo inacabado, múltiplo e evolui infinitamente uma vez que se pode aprender e enriquecer com qualquer experiência em qualquer altura da vida.

APRENDER A FAZER
Este e o primeiro pilar são em certa medida indissociáveis, embora este esteja ligado à formação profissional: como ensinar o aluno a levar à prática os seus conhecimentos e como adaptar a educação ao trabalho futuro.

APRENDER A VIVER
É sem dúvida o pilar orientado para as atitudes, valores e o viver em cidadania. Sendo o mundo actual, um mundo de violência, é difícil viver em comunidade!
É necessário a descoberta progressiva do outro (e a descoberta do outro passa pela descoberta de si próprio) e a participação em projectos comuns, pois quando se trabalha em conjunto, as diferenças e os conflitos tendem a esbater-se.
Desenvolver uma atitude de empatia na escola é extremamente útil para toda a vida, assim a educação formal deveria reservar tempo para iniciar os jovens em projectos de cooperação, como por exemplo acções humanitárias.

APRENDER A SER
A Educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, etc, para que se formem indivíduos autónomos, intelectualmente activos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de formular os seus próprios pensamentos e juízos de valor, para poder decidirem por si mesmo nas mais variadas circunstâncias da vida.












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